• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

Os territórios de guerra: O Mundo

Renata Gandolfo 01 de Fevereiro de 2019 - Mulheres

A arte da guerra para mulheres

Nós começamos essa série aprendendo quem são nossos inimigos, como eles nos atacam e nos enfraquecem e chegamos agora nos territórios onde o inimigo atua. Vamos falar primeiro do território inimigo, posteriormente vamos aprender sobre como o inimigo avança em nosso território. Vamos nos tornar guerreiras preparadas para as batalhas (você não foi embora, não é mesmo?). Coragem, ovelha!

Os territórios de guerra

Louva, Jerusalém, ao SENHOR; louva, Sião, ao teu Deus. Pois ele reforçou as trancas das tuas portas e abençoou os teus filhos, dentro de ti; estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e te farta com o melhor do trigo. (Salmo 147.12-14)

Conhecer os territórios da guerra é um dos pontos importantes das estratégias de guerra. Saber os recursos que o espaço nos oferece e as dificuldades do território pode nos favorecer no confronto.

O Mundo – A guerra no território do inimigo

A Bíblia usa a palavra mundo de diversas formas, tanto em seu sentido físico (planeta terra) quanto social e espiritual (cidades e sociedades). Ela ensina que Deus criou o mundo: o Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra. Atos 17.24. E Deus criou um mundo onde tudo era bom: Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. Gênesis 1.31-2.1

Porém, quando Adão caiu isso afetou o mundo tanto em seu sentido físico quanto social e espiritual. O mundo continuou pertencendo a Deus, embora estivesse corrompido sob os poderes do maligno[i]. A terra foi entregue à vaidade e as sociedades dos homens ficaram corruptas – sistemas caídos dominados pelo maligno.

Quando Cristo veio, ele subjugou o diabo, e recebeu toda autoridade nos céus e na terra. O mundo pertence ao Senhor, porém ainda não chegou o dia em que teremos novos céus e nova terra. Enquanto isso, o mundo ainda é um lugar corrompido. Vivemos entre esta era caída e a nova era que Cristo conquistou na cruz.

Assim, o mundo é o nosso atual território da guerra. Ovelha, é guerra e estamos em território inimigo, mas nem por isso precisamos andar camufladas ou usar o uniforme do inimigo para não sermos reconhecidas, NÃO! Ao contrário disso, nós, que somos de Cristo, nos vestimos de santidade; nossas vestes têm que ser destacadamente alvas, como a neve, e nas vestimentas também nos submetemos ao poder da graça generosa de Deus que nos transforma de glória em glória. Nós somos do exército de Cristo, enviadas[ii] para fazermos a diferença neste mundo tenebroso, somos LUZ[iii] e SAL; somos a candeia acesa para iluminar[iv], não para ficarmos escondidas, reféns do medo ou da preguiça, porque o mundo não reconheceu a verdadeira luz[v] que veio ao mundo, Jesus, o Salvador do Mundo![vi]

O inimigo quis subjugar até nosso Senhor Jesus Cristo[vii], quanto mais nós, ovelhas (tontas), não seremos enganadas e trapaceadas em território inimigo. Por isso nos reunimos e congregamos com os santos, para recebermos as instruções do Senhor dos Exércitos e estarmos cada dia mais aptas para, em Cristo[viii], vencermos esta guerra. Porque Deus nos ama, ama, ama tanto e tão intensamente que nos enviou seu Filho para nos dar a vida eterna[ix] e derrotar a morte que nos mantinha cativas.

Amada ovelha, não se engane com as coisas deste mundo, tudo aqui é passageiro, preocupe-se em amar e gastar sua vida com as coisas eternas[x], aquelas coisas que não vemos como vemos as coisas deste reino, lembre-se cobiçamos[xi] aquilo que idolatramos e nos tornamos parecidas com o que idolatramos. Para onde você está olhando?

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. 1 João 2.15-17

O sistema do mundo tem sua própria sabedoria[xii] em contraste com o conhecimento de Cristo, que é sabedoria de Deus[xiii] por isso precisamos estar saturadas do Pão da Vida, Cristo o Verbo encarnado que é o Vencedor do mundo[xiv].

O senhor nos capacita a vencermos o mundo pela fé[xv] e a suportarmos as tribulações[xvi] que são passageiras. É ovelha, tudo vai passar menos a Palavra de Deus! Não sejamos amigas deste mundo, nem conformadas a esta era. Esperemos pelo novo céu e nova terra, onde o príncipe deste mundo já terá sido julgado e expulso.[xvii] Aleluia!

Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. 2 Pedro 3.13

E, finalmente, o Senhor reinará neste mundo por todos os séculos.

O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11.15



[i] 1 João 5.19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

[ii] Marcos 16.15 Jesus enviou seus discípulos ao mundo.

[iii] Mateus 5.14 Vós sois a luz do mundo.

[iv] Lucas 8.16 Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.

[v] João 1.10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.

[vi] 1 João 14.4 E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.

João 4.42 Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do Mundo.

[vii] Mateus 4.8,9 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

[viii] João 11.25,26 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

[ix] João 3.16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

[x]2 Coríntios 4.18 Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

[xi] Colossenses 3.5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria.

[xii] 1 Coríntios 1.21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.

[xiii] 1 Coríntios 1.24 Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

[xiv] João 16.33 Eu venci o mundo.

[xv] 1 João 5.4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5.4

[xvi] João 16.33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

[xvii] João 12.31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.

Hits: 628


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Renata Gandolfo
Autor Renata Gandolfo

Renata Gandolfo é membro da Igreja Batista da Graça, organizadora do Grupo Elas (Estudo e Leitura de Aconselhamento de Senhoras) e serve no editorial...