• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

Responda ao chamado (Parte 2/2)

Tim Challies 03 de Setembro de 2018 - Vida Cristã

O texto abaixo foi extraído do livro Faça Mais e Melhor, de Tim Challies, lançamento de julho de 2018 da Editora Fiel.

A raiz do problema

Talvez seja o excesso de ocupação, talvez seja a preguiça, talvez sejam os cardos e os abrolhos ou talvez seja alguma outra coisa, mas o que quer que impeça você de fazer o bem aos outros é um problema — um problema sério. É um problema que o impede de fazer a obra que você foi chamado a realizar no curto tempo que ele lhe dá aqui na terra, o que significa que a falta de produtividade — ou a lamentável diminuição da produtividade — é, em primeiro lugar, um problema teológico. É a incapacidade de compreender ou aplicar as verdades que Deus revela na Bíblia.

Você quer viver de maneira que beneficie as pessoas e glorifique a Deus? É claro que sim. Então, o que o impede de viver dessa forma? O que diminui sua produtividade ou a rouba por completo? Seja qual for a resposta, é algo que precisa identificado e erradicado. Precisa ser destruído e substituído, pelo bem das pessoas e para a glória de Deus.

Um chamado para agir

Esse tipo de produtividade bíblica genuína é um chamado para agir em todas as áreas da vida: você precisa estruturar e organizar sua vida para que se torne capaz de fazer o máximo de bem possível pelas pessoas e, assim, glorificar a Deus ao máximo. Jesus chama você para deixar sua luz brilhar diante dos homens, e essa luz é mais parecida com um dimmer — que muda gradualmente a intensidade da luz — do que com um simples botão “liga e desliga”. Você pode refletir mais ou menos dessa luz para brilhar diante dos homens. Quanto mais você a deixa brilhar, mais as pessoas veem suas boas obras e mais elas glorificarão a Deus. A escolha está diante de você todos os dias.

Essa verdade significa que a produtividade não tem a ver somente com o que você faz no ambiente de trabalho. Não tem a ver somente com seu sucesso na atividade que consome a maior parte do seu tempo e da sua atenção a cada semana. Tem a ver com todas as áreas da sua vida. Tem tudo a ver com sua vida pessoal, sua vida em família, sua vida eclesiástica e todo o resto.

Um chamado ao caráter

O tipo de produtividade que temos descrito aqui não tem a ver somente com o que você faz, mas também com quem você é. Você precisa ser determinado tipo de pessoa antes de ter a capacidade de viver esse tipo de vida. Que tipo de pessoa você precisa ser? Você precisa ser um cristão — uma pessoa que creu em Jesus Cristo e recebeu o perdão por seus pecados, uma pessoa que desistiu de viver para si mesma e começou a viver para a glória de Deus. Se você confiou verdadeiramente em Cristo, desejará ser como Cristo, mortificando todo pecado que existe em você e ressuscitando para toda justiça e santidade. Você desejará praticar tudo o que for necessário para apresentar Deus como grandioso.

Deus chama você à produtividade, mas para o tipo certo de produtividade. Ele chama você para ser produtivo por causa dele, e não por causa de você. Embora este livro enfatize ferramentas, sistemas e outros importantes elementos de produtividade, nada é mais importante do que sua própria santidade e sua própria piedade. Não há organização ou administração de tempo que possam compensar a falta de caráter cristão, não no que se refere a este grande chamado para glorificar fazendo o bem: glorificar a Deus fazendo o bem às pessoas.

Um desafio

Fico feliz que você queira enfatizar a produtividade, mas de nada adianta ser um monstro da produtividade se o resto da sua vida estiver fora de controle. A produtividade — fazer o bem — precisa abranger todas as áreas da sua vida, e não somente uma. Já foi amplamente demonstrado (e condiz com a minha experiência) que existem determinados hábitos e práticas que conduzem ao sucesso em outras áreas da vida. A disciplina e o autocontrole em uma área ajudam em outras áreas; em contrapartida, negligenciar a disciplina e o autocontrole em qualquer área de relevo torna mais difícil enfatizar a disciplina e o autocontrole em outras áreas. Pode haver uma espécie de reação em cadeia que aumenta a ordem ou o caos.

Mesmo que você esteja certo no sentido de que aumentar a produtividade é a necessidade mais urgente da sua vida, quero encorajá-lo a ampliar seu horizonte e escolher pelo menos outro importante hábito para enfatizar simultaneamente. Se você tem sido negligente em suas devoções pessoais, comprometa-se com esse hábito. O exercício físico talvez seja o mais importante e o mais óbvio desses hábitos, pois traz benefícios para praticamente todas as outras áreas da sua vida. Enquanto você busca produtividade, escolha um ou dois outros hábitos para enfatizar paralelamente e espere por uma reação em cadeia.

Ação: Escolha pelo menos um hábito além da produtividade que você buscará desenvolver enquanto lê e aplica este livro.

Hits: 475


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Tim Challies
Autor Tim Challies

Tim Challies é o fundador do blog Challies.com, pastor da Grace Fellowship Church em Toronto, Canadá, e autor de The Next Story. Você pode...