• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

Cuide das viúvas de sua igreja nessas duas datas

Brian Croft 03 de Março de 2017 - Igreja e Ministério

Uma viúva é uma mulher única que, agora que seu marido se foi, não apenas tem esse dia muito especial (dia do casamento) transformado em um dia muito triste, mas também acrescentou um outro aniversário ao seu calendário anual: o aniversário da morte do seu marido. Ambos se tornam dias muito dolorosos, dias que os pastores e a igreja precisam estar cientes que ocorrerão na vida das viúvas sob os seus cuidados:

Aniversário de viuvez

Esse dia se torna aquele que cada esposa teme ter em sua vida, ou seja, o lembrete anual de quando o seu cônjuge faleceu. Esse dia traz novamente à lembrança não apenas o falecimento do seu cônjuge, mas também as circunstâncias envolvidas. Pode ter sido o último dia de uma morte longa, difícil e dolorosa por câncer ou alguma outra doença ou enfermidade terrível que finalmente venceu. Pode ter sido o dia em que aquele telefonema inesperado da polícia informou que seu marido acabara de morrer em um acidente de carro e é um dia que traz de volta as memórias de ter tido que identificar o corpo e dizer aos seus filhos: “Papai não está voltando para casa”.

A melhor maneira de cuidar de uma viúva nesse dia é simplesmente estar atento quando esse dia estiver se aproximando e fazer planos intencionais para oferecer cuidados nesse dia. Se você estiver escrevendo um cartão, coloque-o no correio alguns dias antes, para que chegue a tempo naquele dia. Se você for capaz de fazer uma visita, a calorosa comunhão cristã é uma maneira maravilhosa de passar o tempo e ajudá-la a atravessar esse dia. Mesmo um telefonema, mensagem ou e-mail pode ser um esforço significativo nesse dia específico. Ninguém pode remover as lembranças dolorosas desse dia, mas o que podemos fazer é lembrar as viúvas de que elas são amadas e não são esquecidas enquanto as memórias desse dia terrível voltam.

Aniversário de casamento

Podemos ter certeza de que toda viúva, independentemente da duração do seu casamento, recorda o seu aniversário de casamento. Sem dúvida, esse se torna o dia mais difícil do ano para ela. Isso significa que a igreja também deve estar bem atenta a esse dia e aproveitar a oportunidade para cuidar de uma viúva nele. Como podemos oferecer cuidados significativos nesse dia? Encontre uma maneira significativa de comemorar esse dia com base em como ela costumava comemorar com seu marido.

Uma senhora idosa em nossa igreja perdeu o seu marido de mais de sessenta anos. Um jovem na igreja lembrou-se dela, contando a história do que seu marido sempre fazia por ela no aniversário deles. A cada ano, o marido lhe dava uma rosa amarela acompanhada de um cartão escrito com palavras encorajadoras.

Na tarde do seu aniversário, esse jovem chegou à porta dessa mulher com uma rosa amarela e um cartão escrito à mão para lhe dar. Esse ato substituiu o esforço ausente do seu falecido marido? Certamente não. No entanto, esse gesto foi incrivelmente significativo para aquela mulher, e mudou para sempre o relacionamento que ela tinha com aquele jovem. Ela ainda fala sobre o quanto isso significou para ela; quão profundo foi; o quanto isso lhe lembrou o amor do seu marido por ela. Esse jovem agora possui uma porta para a vida dessa mulher, para cuidar dela física e espiritualmente de uma maneira que poucos na igreja podem fazer.

Pastores, o ministério mais frutífero muitas vezes é feito quando conhecemos as necessidades do nosso povo e oferecemos cuidado naqueles momentos mais necessários. Certamente, esses dois aniversários são dois momentos em que cada viúva precisa de cuidado e provavelmente estará mais receptiva a ele.

 

Tradução: Camila Rebeca Teixeira

Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva

Original: What are the 2 painful anniversaries a widow faces each year?

 

Hits: 641


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Brian Croft
Autor Brian Croft

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering...



Practical Shepherding
Parceiro Practical Shepherding

O ministério Practical Shepherding fornece conteúdo centrado no evangelho que visa equipar pastores e líderes nas questões práticas...